domingo, 27 de dezembro de 2009

BRASIL E AS QUESTÕES INTERNACIONAIS - HONDURAS, IRÃ E SURINAME

Entrevista concedida à Rádio Eldorado, Programa REVISTA ELDORADO. São Paulo, 27 de dezembro de 2009. O Prof. Renatho Costa é entrevistado pelo jornalista Geraldo Nunes.

O Prof. Renatho Costa, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), faz uma abordagem acerca da participação do Brasil em eventos que tiveram repercussão internacional. Primeiramente, analisa o posicionamento brasileiro diante da "Questão Hondurenha". Qual foi a repercussão que o ato brasileiro de conceder abrigo ao ex-presidente Manuel Zelaya em sua embaixada teve perente a comunidade internacional. Também, a visita de Mahmud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro último, em que sentido facilitou ou dificultou a inserção do Brasil ao clube das Potência. Por último, o professor de Relações Internacionais faz breve comentários sobre os possíveis desdobramentos políticos que possam existir entre Brasil e Suriname, após o assassinato de brasilieros em seu território.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A CIDADE DECIFRADA: DE ATENAS A BAGDÁ - DE PLATÃO A ALFARABI, REMINISCÊNCIAS PLATÔNICAS E FARABIANAS EM MATRIX


RESUMO
A concepção de cidade, como estrutura para a satisfação dos interesses humanos, é objeto de estudos há séculos. Nesse artigo a intenção é propor uma discussão acerca do modelo de cidade ideal constante em “A República”, de Platão e, num segundo momento, analisar a proposta de cidade virtuosa de Al-Farabi. A partir do desenvolvimento desses dois conceitos de cidade, apresentar-se-á a importância da cidade na trama do filme Matrix e como, em muitos aspectos, as questões propostas por Platão e Al-Farabi retornam com novas e velhas roupagens. Pretende-se, com isso, demonstrar que a base referencial que fundamenta a trama de alguns filmes, ditos hollywoodianos, como Matrix, está ligada aos pensamentos filosóficos e, isso proporciona releituras modernizadas de antigos anseios da humanidade.

PALAVRAS-CHAVE
Al-Farabi – Cidade – “Matrix” – Platão

Leia o artigo completo no link:
http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Artigo_07_Renatho_Costa.pdf