segunda-feira, 6 de julho de 2009

ESPECIALISTA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS ELOGIA ACORDO ENTRE RÚSSIA E EUA

Entrevista concedida à Rádio Eldorado - Programa ELDORADO DEBATE.
Apresentação da Jornalista Sandra Cabral.
06 de Julho de 2009.

SANDRA CABRAL - Ao que tudo indica os tempos de Guerra Fria ficaram para trás. Hoje os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de intenções para cortar o número de ogivas nucleares para entre 1500 e 1675 num prazo de sete anos, quando entrará em vigor de novo um tratado para a redução de armas. Essa pacto foi assinado no encontro entre o presidentente norte-americano Barack Obama, e o da Rússia, Dmitri Medvedev, no Klemlin. As negociações, russo-americanas sobre o desarmamento nuclear tem como objetivo substituir o tratado START 1, que foi feito em julho de 1991 e expira no dia 05 de dezembro desse ano.
Sobre esse assunto falaremos agora com o Prof. Renatho Costa, professor do curso de pós-graduação em Política e Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Olá professor, tudo bem?

RENATHO COSTA - Olá Sandra, boa tarde. Boa tarde aos ouvintes da Rádio Eldorado.

SANDRA CABRAL - Muito boa tarde. Professor, mais um passo na direção da extinção mesmo dos últimos resquícios da Guerra Fria. E ainda temia-se que talvez esse tratado não fosse assinado, mas finalmente o pacto saiu. Como o senhor avalia, é um número suficiente esse número que foi divulgado com relação à redução da produção de ogivas nucleares na Rússia e nos Estados Unidos?

RENATHO COSTA - Sandra, eu acredito que essa atitude possa ser entendida como uma INTENÇÃO. É uma redução interessante e que demonstra que os dois países...

Clique no link abaixo para ouvir a íntegra da entrevista:




Ou ouça no link original:
www.territorioeldorado.limao.com.br

30 DE JUNHO - UM DIA HISTÓRICO PARA O IRAQUE

Entrevista concedida à Rádio CBN, Programa CBN NOITE TOTAL.
Apresentação da Jornalista Fabíola Cidral.
30 de Junho de 2009.
Entrevista sobre a retirada parcial das tropas estadunidenses das principais cidades iraquianas.