sábado, 25 de setembro de 2010

ETA ANUNCIA CESSAR-FOGO POR TEMPO INDETERMINADO

06 DE SETEMBRO DE 2010
Comunicado foi recebido com ceticismo nos meios políticos espanhóis

O grupo separatista basco ETA anunciou que vai parar os ataques armados por tempo indeterminado. O comunicado foi publicado no jornal basco “Gara” em sua versão on-line neste domingo. Os dirigentes afirmam que não haverá novas "ações armadas ofensivas" e anunciaram a disposição de iniciar negociações com o governo espanhol.

O comunicado não fala se o cessar fogo é definitivo, nem que comissão internacional possa fiscalizar seus termos ou que o ETA vá depor suas armas. A ausência Publicidade dessas informações levou o dirigente da Autonomia Basca, Rodolfo Ares, a considerar o documento como "ambíguo e fraudulento".

O Partido Nacionalista Basco afirmou que o comunicado não é o que o Eta deve à sociedade e menos ainda o que a sociedade espera do ETA. Em entrevista a Patrick Santos, o doutor em geografia humana da USP, professor Demétrio Magnoli, explicou que o pronunciamento mostra a falta de consenso entre as facções do grupo terrorista. Ele destacou o isolamento político do ETA, tanto entre os espanhóis quanto entre os bascos. “Isso indica que há uma óbvia divisão no grupo terrorista sobre os próximos passos a adotar”.

Para professor de Relações Internacionais da jovem Universidade Federal do Pampa, Renato Costa, o comunicado indica a derrota da facção linha dura do ETA. Costa observa que a força da unidade territorial da Espanha e a globalização reduziram as pretensões de formação do País Basco.

O comunicado do ETA foi recebido com ceticismo nos meios políticos espanhóis e criticado até pelo Partido Nacionalista Basco. Os dirigentes políticos espanhóis lembram que este é o 11º comunicado de cessação de hostilidades desde 1981.

ETA é a sigla da expressão "Euskadi Ta Askatasuna", que significa "Pátria Basca e Liberdade", organização fundada em 1959. De lá para cá, seus integrantes mataram quase 900 pessoas em território espanhol, normalmente com ataques a bomba.

Ouça a entrevista em: www.jovempan.com.br

Nenhum comentário: