sexta-feira, 12 de junho de 2009

BROWN NO PODER DIFICULTA AÇÃO DE PARTIDO PARA ELEGER PRÓXIMO PRIMEIRO-MINISTRO

12/06/2009 - 21h19
da Folha Online

O resultado da eleição dos representantes britânicos para o Parlamento Europeu, realizada na última quinta-feira (4), é uma preocupação a mais para a sustentabilidade do premiê britânico Gordon Brown no poder. A avaliação é de Renatho Costa, professor de pós-graduação em política e relações internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Segundo o professor, nem a forte campanha de apoio do ministro dos Negócios, Peter Mandelson, ao primeiro-ministro surtiu efeito. O anúncio da saída de sete membros do governo, nos dias que antecederam o pleito, somente expôs a difícil manutenção de Brown no cargo. Ainda que com dificuldades, o governo segue, já que nomes de peso não foram apresentados para substituir o premiê, que busca uma forma de digerir a derrota.

"Isso porque, como uma resposta ao desgaste gerado pela ineficiência da criação de políticas adequadas que poderiam amenizar a crise econômica no país e das recentes denúncias de mau uso do dinheiro público por parte de seus parlamentares, o governo trabalhista conseguiu obter, apenas, 16% dos votos britânicos para o Parlamento Europeu", explica Costa.

O grande problema para o refortalecimento do Partido Trabalhista emana de suas disputas internas. Uma delas fez com que com que houvesse a derrota no continente. O resultado negativo mostrou que uma possível eleição nacional antecipada poderá levar o Partido Conservador ao poder.

"Enfim, se Brown conseguir manter-se no governo diante de mais essa turbulência, dificilmente o Partido Trabalhista conseguirá eleger o próximo primeiro-ministro. Dessa forma, talvez a alternância de poder, tão significativa para a democracia, venha a ocorrer para os britânicos que, desde 1997, têm trabalhistas os governando", conclui o professor.





Ou acesse à matéria pelo link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u578436.shtml

Nenhum comentário: