quinta-feira, 11 de junho de 2009

RETA FINAL PARA A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL IRANIANA

PROGRAMA "ATENÇÃO BRASIL"

Quinta-feira, 11 de junho de 2009

Entrevista concedida à jornalista Sirlei Ribeiro

APRESENTADOR: Atenção Brasil!
APRESENTADORA: Sete horas e quarenta e nove minutos.
APRESENTADOR: Os iranianos vão às urnas nessa sexta-feira para eleger o sucessor do presidente Mahmoud Ahmadinejad, candidato à reeleição.
APRESENTADORA: Os outros três candidatos estão na disputa: o ex-primeiro ministro, Mir-Houssein Mosauvi; o chefe da guarda Revolucionária, Mohsen Rezaei, e o ex-presidente do parlamento, Mahdi Karroubi.
APRESENTADOR: Pesquisas eleitorais apontam a liderança de Mosauvi nas dez maiores cidades do país.
APRESENTADORA: A tendência de que o ex-primeiro ministro dispute o segundo turno, no dia 19 de junho, com o atual presidente.
APRESENTADOR: O polêmico programa nuclear emparcela 25% ao ano e a relação com os Estados Unidos e com Israel são os desafios para o futuro presidente iraniano.
SIRLEI RIBEIRO: Eu converso com o Professor de Relações Internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Renatho Costa. Também doutorando na USP com tese sobre o fundamentalismo no Irã e Iraque. Professor, quais são as chances de reeleição do atual presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad?
RENATHO COSTA: Ele, quando foi eleito, como um fenômeno – efetivamente –, ele vinha pra suprir toda a angústia de uma camada mais pobre...

Nenhum comentário: